quinta-feira, 14 de junho de 2012

TV Senado apresenta documentário de 50 anos do Acre Estado neste fim de semana



Na semana em que comemora 50 anos de criação do estado do Acre, a TV Senado estreia o documentário “Aquiri – Estado Acre”, que conta parte dessa importante história do Brasil. O vídeo vai ao ar pela primeira vez no domingo, 17 de junho, às 21h30 pela emissora, com reprises nos dias 23 de junho (21h30) e 24 de junho (4h e 15h30).
O documentário foi produzido pela equipe da TV Senado. No Acre, uma série de atividades estão sendo realizadas pelo governo do Estado para comemoração desta data especial. Em Brasília, na próxima segunda-feira, dia 18, haverá uma sessão especial no Senado Federal em homenagem ao cinquentenário – um pedido do senador Jorge Viana, com apoio do senador Aníbal Diniz e do presidente José Sarney.
Sobre o documentário
A história documentada no especial “Aquiri - Estado Acre” revela parte do passado desse estado brasileiro que lutou para ser Brasil. Sofreu com o descaso do Governo Central, com a ditadura, e conseguiu resistir. Passou pelo apogeu da borracha, enfrentou a decadência dos seringais, e conviveu com a ideia de ser um lugar inóspito, aonde as pessoas iam para não voltar.
A história de “Aquiri – Estado Acre” conta as lutas do povo acreano para alcançar a maioridade, para ter autonomia e gerir seus próprios recursos, sem a intermediação do Governo Central.
Incorporado ao Brasil em 1904 como território brasileiro, o Acre começou, já nessa época, a pensar em virar estado. Só em 15 de junho de 1962 esse sonho tornou-se realidade. “Aquiri – Estado Acre” traz ao telespectador o passado desse estado que já foi Bolívia, foi Peru e também de vários tamanhos.
O Acre é hoje resultado de DNAs multiétnicos: o acreano carrega no sangue a bravura do índio, a ousadia do nordestino, a intimidade com a floresta do ribeirinho e do pescador. Dessa mistura, tem-se o verdadeiro acreano que, com todos os obstáculos insistiu em firmar seus pés em terras brasileiras. “Aquiri – Estado Acre” é mais do que um documentário, é um presente aos brasileiros que precisam conhecer a história desse Brasil distante.
Ficha Técnica
Roteiro e direção: DERALDO GOULART
Pesquisa e produção: ANDREA AMORIM
Direção de fotografia: TONY BROWN
Edição e finalização: JOUBER RODRIGO
Edição: CLÁUDIO LISBOA
Cinegrafia: TONY BROWN e ROGÉRIO ALVES
Auxiliares de cinegrafia: DANIEL MILTON e ERASMO JULIANO
Locução: DERALDO GOULART
Arte: JIMI FIGUEIREDO e ANDRÉ MENDES
Divulgação: MAYRA CUNHA
Estagiária: SYLVIA DIMITTRIA
Participação Especial: NILO BAIRROS
Serviço:Especial “Aquiri – Estado Acre”, na TV Senado
Estreia: domingo, 17 de junho, às 21h30
Reprises: sábado, 23 de junho, às 21h30 e domingo, 24 de junho, às 4h e 15h30

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário