segunda-feira, 21 de maio de 2012

MINHA INDIGNAÇÃO por Evandro Pereira (Analista de sistema)


 
Evandro Pereira

Além de Analista de sistemas e Técnico em Informática mais sobre tudo sempre um eterno aprendiz nesta area, também venho tendo atuações como consultor Técnico em Informática e Instrutor de Cursos de Informática (Básica e Avançada), neste ultimo atuando pelo Instituto Dom Moacyr-Acre no municipio de Tarauacá, aplicando no atual momento a  matéria de Informática para os alunos do curso técnico em secretariado (Profuncionario) e a matéria de Informática para os ACS Agentes Comunitarios de Saúde deste municipio que formarão em técnicos em ACS. enfim dando continuidade quero enfatizar que os cursos de informática na cidade de Tarauacá-Acre, são aplicados nos laboratórios de determinadas escolas e em virtude disso resolvi por conta própria fazer uma levantamento de quantos %. de alunos das escolas onde eu ministros os cursos sabem usar o computador e mais precisamente o Sistema Educacional Linux em especial seus OFFICEs de trabalho Writer -BrOffice.org (Word) Calc (Excel) Impress (PowerPoint). enfim passei nestes ultimos 3 meses perguntando e quando possivel testando alunos destas escolas e concluii que apenas apenas 2%  dos alunos sabem ligar e desligar o computador corretamente e apenas 1% sabem chegar ao editor de texto Writer e CIA. o que me deixa indignado não a falta de equipamentos (por que existe), não é a falta de oportunidades por que quase todas se não todas as escolas de nosso municipio tem laboratórios de Informática, o que me deixa indignado é a importância que as pessoas dão para esse tema, para essa matéria (Informática) muitos não estão nem ai, não querem saber de aprender informática e constatei também que nem sempre a culpa é dos alunos pois em algumas escolas até mesmo os Instrutores de Informática responsavel por auxiliar os alunos nos laboratórios também desconhecem a usabilidade deste Sistema (Linux). Sendo assim de fato afirmo com toda certeza que não estamos informatizando nossas escolas e nossos alunos estamos desinformatizando. Por que aquilo que aparentemente é feito e aprendido na teoria nos "laboratórios". é cobrado na pratica na vida real e os apenados são nossos queridos alunos o que é uma pena. Então senhores diretores, senhores Instrutores por gentileza dêem mais atenção a essa matéria importantissima que é a informática, em especial senhores diretores contratem pessoas que realmente sabem usar e ensinar informática aos seus alunos, senhores organizem projetos na area da informática. não deixem seus laboratórios se encherem de poeira como tenho visto muitos por ai. senhores não deixem que percamos a esperança no avanço tecnológico por que uma vez esse desastre confirmado, muitos sonhos também se perderão.  pois é a orientação de vocês senhores diretores, professores e Instrutores de Informática que os alunos irão seguir sendo ela certa ou errada, eles irão seguir por que eles acreditam em vocês... então não os decepcionem. É apenas isso que tenho a dizer por hoje.

Consultor Técnico em Informática a sua disposição:  Evandro Pereira (68) 9963-0786


Fonte: http://tinfortech.blogspot.com.br/2012/05/minha-indignacao.html

2 comentários:

  1. caro professor'Evandro' creio eu que sua intensão para ensinar(os alunos)é boa, admiro sua vontade de levar aos alunos seu conhecimento mas devo concorda com o texto descrito a seu respeito
    o analista de sistema, creio eu que não esta apto a dar aulas para usuários finais(domestico), pois o analista de sistemas é o responsável pelo levantamento de informações sobre uma empresa a fim de utilizá-las no desenvolvimento de SISTEMA para a mesma ou para o levantamento de uma necessidade específica do cliente para desenvolver programa especifico com base nas informações colhidas. ''ou seja ele cria e desenvolve programas'', Caros leitores, saibam que para ensinar alunos recomenda-se tec.em informatica e não analista de sistemas, pois o foco principal de um ANALISTA é configuração de redes para empresas e estabelecimentos comerciais etc.. sou de brasília e tec. em informatica, nascido nessa cidade maravilhosa Tarauacá, abraço para todos leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor ou senhora (Cheyenny), cito os dois generos por não poder indentificar se você é homem ou mulher, mais tudo bem, quero que saiba que por um instante me alegrei por que tive a impressão de que poderia ter a oportunidade de conversar ou debater com um amigo (a) da area. mais quando comecei a ler seu comentario percebi logo de cara que não é o caso, pois qualquer leigo o faria, levando em consideração que você se auto identificou como Analista, e na sua réplica de contestação se enrolou na explanação pois com toda certeza você desconhece ou aprendeu de forma errada o que é ser um analista de sistemas.
      (Análise de sistemas é a atividade que tem como finalidade a realização de estudos de processos a fim de encontrar o melhor caminho racional para que a informação possa ser processada. Os analistas de sistemas estudam os diversos sistemas existentes entre (hardwares = Parte fisica da maquina "Computadores e perfiféricos" (equipamentos = IDEMS ou semelhantes/ Redes em geral ), softwares (programas e suas Linguagens) e o (usuário final que é = a "Qualquer pessoa que venha e tenha condições de pagar pelos seus serviços".)
      então amigo partindo do pressuposto que você me pareceu limitado. Pois como se diz um conhecedor do assunto acho que lembra que na Faculdade temos a Certificação de Programador separada da Certificação de Analistas, a minha de programador leva 780 horas de estudos Teórica e pratica na faculdade fora as madrugadas em casa. Minha Certificação é credenciada pela Portaria DO MEC Nº 2.145 DE 16 DE JULHO DE 2004 / recredenciada pelo CEE DECRETO Nº3.395 DE 30 DE MAIO DE 2008/ DOE Nº 2.659 de 02 de junho de 2008 isso Programador fora analistas que são os mesmo decretos almentando as resoluções 187. portanto duas certificações diferentes sendo que progração é apenas a matéria foco do analista mais cabe a cada um decidir como e de que forma vai atuar. para não me esteder muito e deixar o leitor consado saiba que também sou certificado como Técnico em Informática- pelo CETAM (Centro Técnológico do Amazonas )e varias certificações de curso de extenções na area da Informática que também me credenciam a ministrar aulas de informática. quando me manifestei por está matéria publicada no blog do meu amigo Willian. não critiquei ninguém muito menos deboxei longe de mim essa intenção, apenas quis da um feedback na galera para que possamos acordar para a realidade. agora me admira você dizer que um analista não tem condições de ministrar aulas de informatica. talvez você não. mais todos...todos que conheço são extremamente capacitados para tal função por que não se limitam a progração e sim todo contexto informatizado. me admira ainda que você um Analista de Sistemas precisa vir até uma rede e se manifesta de forma anonima. que isso amigo? são por causa de profissionais como o senhor que a coisa ta feia do jeito que ta. meu numero é (68) 9963-0786 Blog- tinfortech.blogspot.com Pag. Web www.tinfortk@hotmail.com presto consultorias e dou aulas particulares se precisar é só entrar em contato. no mais passe bem senhor.
      Ass: nomade (Evadro da Silva Pereira)

      Excluir