sexta-feira, 4 de maio de 2012

Governador participa do lançamento do Cuidando dos Seus Olhos em Tarauacá


O programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos, que possibilita a realização de cirurgias de catarata e outras intervenções cirúrgicas oftalmológicas, chegou a Feijó e Tarauacá.Para celebrar a chegada desse serviço de saúde que tem sido oferecido gratuitamente à população acreana, o governador Tião Viana, os senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana, a secretária de Saúde Suely Melo e deputados da bancada estadual e federal participaram de um ato que marcou o início das cirurgias na região do Tarauacá-Envira.
Pacientes que já foram cirurgiados recepcionaram a comitiva do governador Tião Viana no auditório da Escola Estadual Djalma Batista. A coordenadora do programa na região Tarauacá-Envira, Regiane Holanda, disse que em menos de 20 dias de atuação do programa na região foram realizadas mais de mil consultas e 350 cirurgias na primeira etapa do Cuidando dos Seus Olhos.
Nesta segunda etapa, que se iniciou na última semana, os médicos já agendaram outras 400 cirurgias, de acordo com a coordenadora. Dessa vez, entre os pacientes que estavam recepcionando o governador Tião e sua comitiva, quem ganhou destaque não foi um idoso, foi a jovem Elizieli do Nascimento, de apenas 12 anos, que também fez a cirurgia de catarata.
O programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos chegou aos municípios de Feijó e Tarauacá (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos chegou a Feijó e Tarauacá (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Regiane Holanda explicou que, embora o programa seja preferencialmente para atender idosos, a garota foi atendida porque, ao ser consultada, foi diagnosticada com catarata congênita. “A prioridade são os pacientes acima de 50 anos, mas quando vimos o Eduardo Veloso atender uma menina de 12 anos, que nunca tinha enxergado, nós todos nos emocionamos ao vê-la enxergar pela primeira vez”, contou a coordenadora.
Outra oportunidade para ver o mundo
Ao ouvir o relato de Regiane Holanda, o senador Aníbal Diniz disse que o programa chega aos beneficiados, sejam jovens ou idosos, "como uma bênção".
“Essa é uma bênção de Deus que o governo está levando até a população de Tarauacá e Feijó. Tenho certeza de que todas essas pessoas estão felizes com essa conquista, com o direito de poder ver, de poder enxergar o mundo, de poder caminhar com liberdade”, declarou Aníbal Diniz.
O senador Jorge Viana lembrou que durante o período que exerceu o mandato de governador sempre recebeu ajuda de Tião Viana na área médica, e essa ajuda também foi prestada ao ex-governador Binho Marques, e o trabalho de Tião Viana segue sendo fortalecido agora quando ele assume o governo do Acre.
“Enxergar é algo muito importante, e esse programa que o Tião implementou é algo que dá independência para as pessoas que têm certa idade. Quem enxerga pouco fica dependente de tudo, e quando volta a enxergar um pouco melhor entra em outra realidade, a vida fica outro significado”, observou o senador Jorge Viana.
A secretária Suely Melo destaca que é com grande satisfação que ela e a equipe da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos chegam para atender os municípios de Feijó e Tarauacá.
“Esse é um projeto maravilhoso e estamos aqui para compartilhar essa conquista de desses pacientes. Muitos já tinham deixado de fazer algumas coisas, como costurar ou caminhar na rua sozinhos, mas agora estão voltando a ter uma vida melhor depois de passar por essa cirurgia”, diz Melo.
O governador Tião Viana agradeceu o trabalho da equipe comandada por Suely Melo, Eduardo Veloso e Regiane Holanda.
“Estou aqui com muita alegria. Eu sei o que significa esse momento. Na próxima semana me alegra saber que teremos 400 cirurgias e nos dias 18, 19 e 20, mais 400 cirurgias. Serão pelo menos 1.200 pessoas e daqui a pouco isso vai aumentando. É uma alegria saber que está vindo gente de todos os Estados para fazer essa cirurgia, que custa R$ 12 mil e não é todos que podem pagar. Aqui é de graça, e nós nos orgulhamos disso”, declarou Tião Viana.
O governador confessou que fica muito feliz quando ouve de uma mulher idosa ou de um homem já na terceira idade que tinha perdido a esperança de enxergar, mas que após a cirurgia voltou a fazer suas atividades, como caminhar, ler a Bíblia ou até mesmo cozinhar e costurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário