terça-feira, 15 de maio de 2012

15 de maio comemora-se o dia do Assistente Social


A Origem do assistente Social: O mês de Maio traz data muito especial para os Assistentes Sociais: o dia 15, quando se comemora o seu dia e marca a profissão desde o seu nascimento. Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicava a Encíclica "Rerum Novarum", apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Era a primeira Encíclica Social já escrita por um Papa e, arcava o posicionamento da Igreja frente aos Graves problemas sociais que dominavam as sociedades européias. Para os assistentes sociais europeus, a Encíclica publicada naquele dia 15 de maio, trazia um conteúdo muito especial. Atônitos frente à complexidade dos problemas existentes e teoricamente fragilizados em conseqüência de sua formação ainda bastante precária, aqueles profissionais assumiam o documento e os ensinamentos ali contidos, como base fundamental de seu trabalho. E desse modo se aproximavam cada vez mais da Igreja Católica européia que. por sua vez, assumia progressivamente a sua liderança sobre o enfoque das práticas sociais daqueles profissionais. No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir das iniciativas dos grandes líderes da Igreja Católica no País, inspirados na Doutrina Social da Igreja então enriquecida por uma nova Encíclica Social: a "Quadragésimo Ano" redigida pelo Papa Pio XI e publicada no dia 15 de maio de 1931 em comemoração aos quarenta anos da Rerum Novarum. E, desse modo, gestada no seio da prática da "Ação Social Católica", ou simplesmente "Ação Católica" - no Brasil a profissão cresceu sob a liderança da Igreja e, até o início dos anos 60, recebeu a influência direta e decisiva da sua "Doutrina Social". Mas, o fato de sabermos que o dia "15 de maio" é uma homenagem à publicação da "Rerum Novarum" - documento que embalou a profissão em berço e lhe sustentou a vida - não esgota o assunto em pauta. Quem determinou que assim o fosse? É uma data comemorada apenas por assistentes sociais brasileiros? Estas são algumas perguntas que na literatura encontrada, bem como nos contatos estabelecidos na fase preparatória desse artigo, não responderam a estas indagações. Cabe, portanto, aos assistentes sociais interessados na história profissional, se embrenhem pelos caminhos da pesquisa em busca dessas respostas e de outras relativas ao tema.
    FOTO DOS ACADÊMICOS DE SERVIÇO SOCIAL DA  Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).


 ASSISTENTE SOCIAL QUEM É ? O QUE FAZ ?

O SERVIÇO SOCIAL É UMA PROFISSÃO QUE REQUER FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE QUATRO ANOS CUJO O PROFISSIONAL É DENOMINADO ASSISTENTE SOCIAL, A PROFISSÃO  DISPÕE POR AUTARQUIAS, QUE SÃO O CONSELHO FEDERAL E OS CONSELHOS REGIONAIS DO SERVIÇO SOCIAL - RESPECTIVAMENTE CFESS E CRESS'S, QUE ORIENTAM E FISCALIZAM O EXERCÍCIO PROFISSIONAL E DEFENDE OS INTERESSES DA SOCIEDADE EM RELAÇÃO À QUALIDADES DE SERVIÇOS PRESTADOS PELOS OS ASSISTENTES SOCIAIS. 
O ASSISTENTE SOCIAL ATUA NO CAMPO DAS POLÍTICAS SOCIAIS COM O OBJETIVO DE VIABILIZAR OS DIREITOS DA POPULAÇÃO: NA SAÚDE,  EDUCAÇÃO, PREVIDÊNCIA SOCIAL, HABITAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, MEIO AMBIENTE E NO MUNDO DO TRABALHO.


" A IMPORTÂNCIA É FATAL, A TIRANIA É ODIOSA. PORTANTO É NECESSÁRIO POR A JUSTIÇA E A FORÇA JUNTAS; É PARA ISSO QUE A POLITICA SERVE E É ISSO QUE A TORNA NECESSÁRIA (...).
O QUE  É JUSTO? É ALGUÉM QUE POE SUA FORÇA A SERVIÇO DO DIREITO E DOS DIREITOS".
  Comte - Sponville



FOTO DOS ACADÊMICOS DE SERVIÇO SOCIAL DA  Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

E COMO HOJE SE COMEMORA O DIA DO ASSISTENTE SOCIAL VENHO PARABENIZAR OS ASSISTENTES SOCIAIS DE TARAUACÁ E PARA OS FUTUROS ASSISTENTES SOCAIS QUE ESTÃO SE FORMANDO, POIS  FOI DADO O PRIMEIRO PASSO E QUE CADA UM POSSA CONTRIBUIR DA MELHOR FORMA PARA TARAUACÁ E PARA O RESTO DO BRASIL COM PROFISSIONALIDADE E ÉTICA, E QUE POSSAM EXECUTAR SEU TRABALHO COM HONRA E RESPEITO COM A POPULAÇÃO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário