domingo, 4 de março de 2012

Veja dicas de estudo para o concurso para técnico bancário na Caixa

A Caixa Econômica Federal abriu nesta semana as inscrições do concurso para formação de cadastro de reserva para os cargos de técnico bancário novo, advogado, arquiteto e engenheiro agrônomo, civil, elétrico e mecânico. Trata-se de um dos concursos mais esperados do ano e deverá ser bastante concorrido para técnico bancário, de nível médio - o último concurso para o cargo, em 2010, teve 700,2 mil inscritos.

Os candidatos têm pouco menos de dois meses para se preparar até a prova, prevista para 22 de abril. Como o concurso é para cadastro, os aprovados são chamados de acordo com a demanda. Portanto, quanto melhor o candidato se classificar, maiores são as chances de ser chamado.
Neste ano, o concurso para técnico bancário tem uma novidade: além da prova objetiva, de múltipla escolha, será aplicada prova de redação.
A prova objetiva terá 30 questões de conhecimentos básicos e outras 30 de conhecimentos específicos. A prova objetiva de conhecimentos básicos será composta de língua portuguesa, de matemática, de atualidades, de ética, de atendimento, de história e Estatuto da Caixa e de legislação específica. A prova objetiva de conhecimentos específicos para todos os polos, exceto para os polos Tecnologia de Informação - TI (DF, RJ e SP), será composta de conhecimentos bancários I e de noções de informática. A prova objetiva de conhecimentos específicos para os polos TI será composta de tecnologia da informação e conhecimentos bancários II.

De acordo com o edital, a redação aceitará ambas as ortografias, ou seja, a forma de grafar e de acentuar as palavras vigentes até 31 de dezembro de 2008 e a que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009. O texto deve ser estruturado em prosa do tipo dissertativo-argumentativo e deverá conter de 25 a 30 linhas.
Estilo da organizadora
A Fundação Cesgranrio, que organizou o concurso em 2008, voltou a ser escolhida para elaborar a prova deste ano. Para especialistas ouvidos pelo G1, isso é bom para quem vinha se preparando com base em provas e editais anteriores da banca.

“A expectativa de vagas nunca foi tão boa para os candidatos deste concurso. Como a Cesgranrio já foi banca examinadora, candidatos que estão se preparando há muito tempo terão maiores chances de aprovação”, diz Leonardo Pereira, diretor do Instituto IOB.

De acordo com Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso, a Cesgranrio elabora uma prova mais objetiva e direta, apesar de exigir do candidato um certo cuidado na interpretação dos enunciados. Para ele, a prova da Cesgranrio é bem mais tranquila de fazer em comparação com o Cespe/UnB, que organizou o último concurso da Caixa, em 2010.
Carlos Alberto de Lucca, coordenador geral do Siga Concursos, diz que a Cesgranrio elabora boas provas abrangendo todo o conteúdo programático. "Também há questões difíceis ou trabalhosas, mas o candidato bem preparado consegue responder à maior parte. Uma boa dica é estudar com as questões de provas anteriores do concurso de 2008 ou do último elaborado pelo Cespe/UnB. Resolver as provas anteriores do Banco do Brasil, das matérias comuns como conhecimentos bancários, informática e língua portuguesa, também é interessante", diz.
Leonardo Pereira diz que as questões de língua portuguesa são bem elaboradas e, no conjunto geral, o candidato encontrará elevado grau de dificuldade.
O que mudou
Entre as mudanças deste edital em relação ao último de 2010, Paulo Estrella cita a inclusão da disciplina de atualidades. Já na disciplina de legislação específica foi incluída a lei 10.836/04 (Bolsa Família), na disciplina de informática foi incluído o tópico segurança da informação e, na de conhecimentos bancários, entraram produtos bancários. Ainda de acordo com Estrella, alguns conteúdos foram retirados, como de matemática básica e noções de estatística. A disciplina de matemática financeira reduziu o tópico de rendas uniformes e variáveis. Na disciplina de ética saiu o código de conduta da alta administração pública. Na disciplina de atendimento saiu a segmentação de mercado versus segmentação do setor bancário. “Dessa forma, apesar das mudanças, o concurso continua sob controle para quem já vinha estudando”, diz.

De Lucca afirma que, além de pequenas alterações no conteúdo programático de algumas matérias, como a de matemática, cujo conteúdo diminuiu em relação aos concursos anteriores, a grande novidade do concurso deste ano foi a inclusão da prova de redação.

No quadro abaixo, elaborado por De Lucca, são listadas as diferenças entre os últimos três editais:
Ano201220102008
OrganizadoraCesgranrioCespe/UnBCesgranrio
RedaçãoInclui redação de tema livreNão houveNão houve
ÁreasTradicional
Tecnologia de Informação - TI
Tradicional
Tecnologia de Informação - TI
Tradicional
Língua Portuguesa, Atualidades, Ética, Atendimento, Conhecimentos Bancários, Noções de Informática e Tecnologia da Informação (para a área de TI)Poucas alteraçõesPoucas alteraçõesPoucas alterações
MatemáticaMatemática FinanceiraMatemática do segundo grau

Matemática Financeira
Matemática do primeiro grau

Matemática do segundo grau

Matemática Financeira
História e Estatuto da CaixaIncluiu no concursoIncluiu no concursoNão houve
Legislação EspecíficaIncluiu no concursoIncluiu no concursoNão houve

O que deve ser priorizado
Leonardo Pereira, diretor do Instituto IOB, aconselha que o candidato priorize as disciplinas de língua portuguesa e conhecimentos bancários, atentando para as mudanças que sempre são realizadas na área bancária e ao novo acordo ortográfico. “As demais matérias precisam ser bem estudadas também, já que o nível da prova será muito alto, mesmo que muitos dos candidatos não estejam minimamente preparados, mas o peso das duas principais no programa de estudos dos alunos deve ser dobrado ou triplicado”, aconselha.

Paulo Estrella diz que metade dos pontos da prova é de conhecimentos básicos e a outra metade vai para conhecimentos bancários e noções de informática. “Dessa forma, o maior peso dessa prova está nos conhecimentos bancários e informática. A maior preocupação do candidato deve ser pontuar o máximo possível em todas as disciplinas, com mais foco em conhecimentos bancários. Essa disciplina é a mais complexa e com maior conteúdo. O candidato deve se dedicar mais a essa disciplina sem comprometer o estudo das outras”.
De Lucca diz que inicialmente devem ser priorizadas as matérias de conhecimentos específicos. “Porém, as outras disciplinas também são importantes, pois juntas terão o mesmo número de questões. Uma boa dica é estudar uma matéria de conhecimentos específicos e uma matéria de conhecimentos básicos por dia”.

Banco do Brasil
Para os especialistas, quem está estudando para o concurso do Banco do Brasil, também organizado pela Cesgranrio, leva vantagem.

“A preparação para a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil é muito similar. A maior parte do conteúdo é idêntica, a banca é a mesma, mudam poucas disciplinas como atendimento, história e estatuto da Caixa. Dessa forma, quem se prepara para um está automaticamente se preparando para o outro. Obviamente alguns pequenos ajustes são necessários, mas o candidato já tem entre 80 e 90% do caminho andado. Há semelhança inclusive no peso das disciplinas o que facilita a distribuição de tempo de estudo do candidato”, afirma Estrella.

“Há matérias comuns como conhecimentos bancários, língua portuguesa, atualidades e informática e algumas com itens semelhantes como matemática e ética. Para quem vai prestar os dois concursos, a sugestão é estudar somente para o Banco do Brasil até a prova e depois rever as matérias estudadas e partir para as matérias específicas como legislação, história da caixa e redação”, diz De Lucca.

De Lucca diz que para quem estava estudando pelo último edital (de 2010), como o programa está muito parecido, o candidato deverá continuar e iniciar a sua preparação para redação.

“É um bom concurso para quem já vem estudando para essa área e abre possibilidade para quem quer iniciar os estudos agora, pois se estudar intensamente o candidato ainda tem chances de aprovação, isso levando em consideração que a Caixa tem um histórico de chamar muitos candidatos. É uma boa oportunidade, mas necessita de disposição”, diz Estrella

G1 pediu dicas para os professores das disciplinas que estão no edital do concurso. Veja abaixo.
Português
Marcelo Rosenthal, autor do livro “Gramática para Concursos”, diz que na parte de interpretação de texto a ênfase geralmente é para semântica, preposições e conjunções. No caso dos verbos, deve-se dar atenção para conjugação, diferença entre futuro do subjuntivo, infinitivo pessoal e para verbos terminados em iar (variar) e ear (passear). Na regência verbal, ele atenta para verbos como aspirar, visar, lembrar, esquecer e chamar e para o uso do pronome relativo precedido ou não de preposição. Em relação à pontuação, segundo ele, é comum que a banca peça emprego de vírgula e isolamento nas intercalações. Ele indica ainda atenção à dupla possibilidade de concordância com núcleo ou com adjunto adnominal.

Conhecimentos Bancários
J.B Bernardo, autor do Livro “Conhecimentos Bancários”, da Quileditora, diz que o candidato deve dar destaque para Sistema Financeiro Nacional (atribuições do Banco Central, do Conselho Monetário Nacional e da Caixa Econômica Federal); Sistema de Pagamentos Brasileiro (operações bilaterais e multilaterais); abertura e movimentação de contas (nesse tópico é importante distinguir contas abertas em nome de menores e deficientes que não possam escrever das contas comuns); e produtos bancários (Certificado de Depósito Bancário -CDB, Contas Garantidas, Linhas de Crédito, Cheque Especial, Leasing e Fundo de Investimentos).

Matemática
Flávio Alcântara, professor de matemática da Academia do Concurso, diz que o candidato deve dar ênfase para juros compostos, equivalência de capitais, sistema de amortização e taxas equivalentes. “A Cesgranrio aplica questões objetivas, cujos cálculos não são grandes. A interpretação das questões é elaborada. O candidato deve resolver questões anteriores da banca para se familiarizar com as expressões e interpretações da banca”, orienta.

Informática 
Frank Mattos, professor de informática da Academia do Concurso, indica que o candidato priorize os seguintes tópicos: conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações do ambiente Microsoft Office, BR Office; sistemas operacionais Windows e Linux; conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet e intranet; conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas; certificação e assinatura digital e segurança da informação.
Atualidades
Alex Mendes, professor de atualidades da Academia do Concurso, indica que o candidato se informe sobre assuntos de economia, geopolítica e meio ambiente. Ele sugere os seguintes temas: crise economia mundial (origem e desdobramentos para os EUA, Europa e economia mundial); prorrogação do Protocolo de Kyoto na COP-17 (Durban); Brasil como 6ª maior economia do mundo (do Plano Real ao governo Dilma); 10 anos da prisão da base de Guantánamo (Cuba); ataques de 11 de setembro e seus desdobramentos; e geopolitica do Oriente Médio e Ásia (Irã, Iraque, Primavera Árabe, Iêmem, Israel e a Palestina, Coreia do Norte).

Ética
Carlos Arthur Newsland, professor do Concurso Virtual, diz que todos os tópicos devem ser abordados nas questões, pois é a primeira vez que a Cesgranrio aplica prova com essa disciplina para a Caixa. A tradição da organizadora, segundo ele, é trabalhar de forma mais conceitual, não exigindo “decoreba”, mas a compreensão por parte do candidato.

Atendimento
Newsland sugere que o candidato priorize marketing de relacionamento, Código de Defesa do Consumidor e Resolução CMN 3.694. O candidato deve estudar o código do consumidor e a teoria de marketing de Kotler.

História e estatuto da Caixa
Newsland diz que os candidatos devem priorizar todos os assuntos, pois é a primeira vez que a Cesgranrio aplica prova com essa disciplina para a Caixa. Ele recomenda que o candidato busque informações no site da Caixa sobre fundação, início da carteira hipotecária, monopólio do penhor, monopólio das loterias, unificação, monopólio do FGTS devem ser priorizados.
Legislação específica
Newsland diz que os candidatos devem priorizar todos os assuntos, em especial direitos dos trabalhadores (quando e em que casos o trabalhador tem direito ao saque do FGTS, ao PIS, ao seguro-desemprego e ao benefício do Bolsa Família). Segundo ele, o candidato deve estudar pela legislação mencionada no edital e pelo site da Caixa.

Redação
De acordo com o professor de redação do Concurso Virtual, Vinícius Carvalho, também autor do livro “Técnicas de Redação para Concursos”, da editora Método, a melhor maneira de se preparar para redação é ler bastante para conhecer as convenções ortográficas, ampliar o vocabulário e aprender a argumentar. “É importante se ater à quantidade de parágrafos, à estrutura de cada um deles e à relação entre as partes do texto, por meio de mecanismos coesivos.”

Carlos Alberto de Lucca lembra que serão eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 6. Segundo ele, é fundamental que a redação trate do tema proposto - redações que fujam ao assunto ou tenham menos de 15 linhas terão nota zero. Ele diz que a coerência é fundamental em uma redação, relacionando o início, o desenvolvimento e a conclusão. Ele recomenda evitar gírias e clichês, e palavras estrangeiras deverão ser escritas entre aspas.

Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso, diz que o controle do tempo é essencial para garantir bom desempenho.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário