terça-feira, 3 de janeiro de 2012

SOMOS MAIS MENTIROSOS NO ENVIO DE MENSAGENS DE TEXTO ?

Frases típicas do género "Eu chego daqui a 5 minutos", ou "O comboio está atrasado" ou ainda "Estou numa fila de trânsito" fazem parte das mensagens preferidas que nós enviamos por telemóvel quando queremos dar uma explicação sobre situações que não realizámos ou que demorámos a realizar.

Um estudo realizado pela University of British Columbia confirmou que as pessoas são mais propensas a mentir no envio de mensagens de texto, seja por telemóvel, pelo Messenger, Twitter, Whatsapp, etc.

A pesquisa foi realizada com a colaboração de cerca de 170 alunos a quem lhes foi proposto um jogo de transações fictícias para clientes fictícios através de quatro métodos: pessoalmente, por vídeo ou áudio e por mensagens de texto.

Durante esta experiência, aos corretores da bolsa foram fornecidas informações privilegiadas sobre ações que perderiam metade do seu valor, a fim de induzir os clientes a comprar.

Aos compradores apenas lhes foram fornecidas estas informações, depois do encerramento das operações e pediu-se-lhes que relatassem se os corretores tinham usado algum truque para encerrar as operações.

Os resultados reportados pelos investigadores da Columbia School of Businessconcluíram que todas as comunicações que são enviadas através de altos níveis de anonimato, mesmo que as pessoas se conheçam umas às outras, levam ao engano e à mentira.

No resultado final, descobriu-se que 95% dos emissores das mensagens utilizam um esquema qualquer de engano e de deturpação de informação, para favorecer a operação. Essa percentagem caiu para 31% comparada com aqueles que comunicaram por vídeo e 18% feito pessoalmente.

O relatório explica ainda que os meios de comunicação existentes, protegidos com elevados níveis de anonimato, que também incluem os serviços de mensagens privadas através de redes sociais, servem de cenário ideal para as pessoas enganadas tolerarem mais estas práticas desleais.

Será que vamos continuar a mentir através de mensagens escritas? Cada um que fique tranquilo com a sua consciência, não é verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário