sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Veja dicas para concurso do INSS


O edital do concurso para 2,5 mil vagas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve sair no mês que vem, segundo anunciou o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, no Twitter. Em vídeo, a colunista Lia Salgado dá dicas para começar a estudar para a seleção desde já. "Quando sair o edital, será uma questão de fazer ajustes de pontos ou disciplinas incluídos ou excluídos", explica a especialista em concursos.
As dicas foram um pedido da internauta Jéssica Bezerra. Lia usou como base o concurso anterior, realizado em 2008 pelo Cespe/UnB. "Precisa ter cuidado porque houve oito republicações desse edital, entrando e saindo matéria. Eles chegaram a colocar disciplinas como matemática financeira, estatística e AFO [Administração Financeira e Orçamentária], para analista, e atendimento e código do consumidor, para técnico", lembra ela. "Para um estudo antecipado, o mais prudente é se basear em matérias básicas, que mais seguramente vão cair, porque, quando chegar o edital, [a preparação para] essa parte estará avançada."
Com base no edital de 2008, as disciplinas básicas são: português, raciocínio lógico, informática e atualidades, tanto para técnico quanto para analista. "Sendo que, para técnico (nível médio), também entrou matemática", informa Lia. Além dessas matérias, foram cobradas para os dois cargos ética, noções de direito constitucional, administrativo e previdenciário. "Depois foi excluído o direito constitucional para o cargo de técnico", observa a colunista.
Para Lia, quem começar a estudar essas oito matérias terá boa vantagem em relação aos que vão iniciar a preparação só depois que o edital for publicado. No site do Cespe/UnB estão os detalhes do concurso de 2008.
Como iniciar a preparação para concurso?
Ainda no vídeo desta semana, Lia respondeu à internauta Fátima Matos, que está se formando em Administração com Gestão da Informação, sobre um plano de estudos. Ela perguntou como fazer um quadro para organizar os horários. "Se você está começando agora sua preparação, sugiro que primeiro escolha a área que deseja -pode ser bancária, policial, fiscalização e outras. Ou saber se deseja fazer concurso só para sua formação específica. Isso vai definir o grupo de matérias básicas que precisa estudar para iniciar a preparação mesmo antes de um edital interessante ser publicado", explica a especialista.
Sobre a organização de horários, Lia sugere escrever junto aos dias do mês os compromissos fixos: horário de trabalho, de aula (se houver), etc. "Feito isso é mais fácil visualizar qual o tempo de que você realmente dispõe para estudar. Então, é a hora de distribuir as matérias básicas pela semana ou, se forem muitas, pela quinzena, de maneira a avançar com todas elas ao mesmo tempo, como se fosse um time."
É preciso estudar todos os dias?
O internauta Anderson Silva perguntou sobre a frequência ideal de estudo para concursos. Ele escreveu: "Estou focando na área policial eu estudo de manhã, tarde e noite. Estou fazendo certo? Como não trabalho, meu único passatempo é estudar. Estou querendo fazer um plano para poder estudar de segunda a domingo".
A especialista respondeu que "concurso público é maratona, e não corrida de velocidade". É preciso, segundo Lia, manter o ritmo e a continuidade, porque o candidato pode precisar estudar por muitos meses ou até anos. "Se fizer um plano de estudar todos os dias, todas as horas, o mais provável é que o corpo ou o emocional cobre um preço e você acabe não suportando a pressão e desista do seu projeto", adverte a colunista.
Lia aconselha o candidato a montar um plano mais equilibrado, com intervalos e atividade física, "ainda mais porque você quer prestar para a área policial, que inclui teste físico". A colunista dá como exemplo uma programação que vá das 9h ao meio-dia, das 14h às 17h, depois das 19h às 22h. "Assim, você irá estudar 9 horas por dia, com intervalos que vão garantir a qualidade do estudo", resume.
"Reserve um dia da semana para o lazer, sem culpa. Isso é que vai garantir que você recarregue as baterias, para seguir cada semana no estudo até conquistar a vaga", diz Lia.
 Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário