quinta-feira, 7 de julho de 2011

Monitores de telecentros de todo o estado participam de encontro regional

O evento contou com a presença da Secretária Nacional de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto

 floreta_digital_foto_angela_peres_2.jpg
 
floreta_digital_foto_angela_peres_3.jpg
Na tarde desta quarta-feira, 6, os monitores estiveram reunidos com a equipe do governo para discutir o projeto de formação e abrir um importante diálogo para a troca de experiências (Fotos: Angela Peres)
O programa Telecentros Comunitários é o esforço do governo federal para diminuir o número de brasileiros que estão excluídos do mundo digital. No Acre, existem 32 telecentros, pelo menos um em cada município. E é para manter um padrão de qualidade e excelência no monitoramento desses telecentros, que membros do Programa de Inclusão Digital do Governo Federal estão no Acre até sexta-feira, 8, realizando um encontro regional com os monitores de telecentros de todo o estado.
Na tarde desta quarta-feira, 6, os monitores estiveram reunidos com a equipe do governo para discutir o projeto de formação e abrir um importante diálogo para a troca de experiências. Junto ao programa Floresta Digital, o Acre é modelo para o país com seus telecentros. Ao todo, cerca de 60 pessoas participaram do encontro. No estado, cada monitor ganha uma bolsa de R$ 483, durante um ano, não existe renovação de contrato.
O encontro contou com a presença da Secretária Nacional de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto. O programa federal teve uma abrangência impressionante, já que em 18 meses levou 6,6 mil telecentros a 98% do território brasileiro. Entre 2009 e 2010, período em que o Programa foi implementado efetivamente pelo MEC, os Institutos Federais capacitaram o total de 2.332 municípios, o que corresponde a 42% dos municípios do país.
João Weyl, coordenador do Polo Norte da Rede de Formação do Programa Telecentros, conta que o programa não está preocupado apenas na formação de monitores para esses telecentros, mas também na criação de novos telecentros. O Acre tem um papel importante nesse projeto pois segundo Weyl, “O estado é muito organizado, então sabemos que há uma estrutura que vai ajudar a gente”. O programa almeja a formação de 4.800 monitores.“Que possamos construir uma rede de multiplicadores de inclusão digital”, conta Ronaldo Araújo, coordenador pedagógico do programa. Ele lembra a importância que é ensinar a população lidar com tecnologias digitais que são tão necessárias nos dias atuais. “Não basta levar o telecentro para a comunidade, ele tem que servir a comunidade”, reforça Ronaldo Araújo. O representante do Departamento de Governança Eletrônica, da Secretaria Estadual de Planejamento, Márcio Barros, conta que essa parceria entre governo estadual e federal é essencial para manter o programa de inclusão digital no Acre. O programa também traz dois novos telecentros para o estado. “Esse encontro também serve para aprimorar ainda mais o atendimento dentro dos telecentros, além de trocar experiências”, explica Márcio. 

FONTE: Agência de Notícias do Acre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário