quinta-feira, 21 de julho de 2011

Jorge Viana quer alerta sobre o risco de alergia em rótulos de alimentos com corante tartrazina

Os alimentos que contêm o aditivo corante tartrazina (INS 102) devem trazer nos seus rótulos, de forma destacada e visível, a advertência de que o produto pode causar reações alérgicas. É o que dispõe o projeto do senador Jorge Viana (PT/AC), que aguarda a indicação de relator na Comissão de Justiça.
De acordo com a justificativa da proposta, a tartrazina é um corante utilizado em diversos alimentos e medicamentos e existem relatos na literatura médica de casos de reações alérgicas a essa substância, como asma, bronquite, rinite, náusea, broncoespasmos, urticária, eczema e dor de cabeça.
Segundo o senador acriano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já editou norma para obrigar a colocação de frase de advertência em bulas e embalagens de medicamentos que contêm a substância, diante da severidade das reações de sensibilidade à tartrazina.
No entanto, argumenta, para os alimentos não existe norma similar, o que deixa os consumidores sem a adequada informação sobre os riscos a que ficam sujeitos ao consumir alimentos que contêm o corante.
A tartrazina é usada na fabricação de balas, de gomas de mascar, de gelatina e até cosméticos, além de vários medicamentos. 
(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário